• banner Grupo Flexclass
  • banner Grupo Flexclass
  • banner Grupo Flexclass
  • banner Grupo Flexclass

Com posso estudar para as minhas provas?

Muitos alunos se perguntam “Por que eu não me saio bem nas provas se estou estudando?”. A resposta é simples. Você está estudando errado. É isso mesmo. Não que eu tenha uma fórmula de estudo, pois cada um deve encontrar a melhor maneira para estudar e conseguir realmente aprender, e não, apenas decorar. Mas algumas dicas podem te ajudar a entender a matéria que precisa.

Nas disciplinas de humanas, leia os textos, tente entendê-los, grife trechos que são mais importantes. Você pode grifar esses trechos, no momento em que o professor está explicando o conteúdo. Faça um resumo das principais ideias do que leu. Mas não vale copiar trechos do texto estudado. Você precisa montar um resumo com as suas conclusões e de acordo com o seu entendimento. Depois, releia o que escreveu e o conteúdo estudado, para verificar se o que você escreveu está de acordo com a matéria. Esquemas podem ajudar muito.

Em exatas, a coisa é mais complicada !!! Não é, não. O importante é você praticar. A matemática, física, entre outras disciplinas, necessitam de entendimento, no primeiro momento, e muita prática. Refaça exercícios, retome o conteúdo, faça anotações de dúvidas para, posteriormente, perguntar ao seu professor. É fundamental que você entenda e pratique!

Você também deve verificar se a sua percepção de informação predomina sobre o visual, o auditivo ou o cinestésico. No visual, você aprende com mais facilidade observando, portanto, gráficos, dados estatísticos, esquemas, podem lhe ajudar muito. Já no auditivo, a audição é fundamental para que absorva informações. Anotações, resumos e grifar partes importantes do texto são fundamentais para uma boa aprendizagem. O cinestésico, aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações, por isso assista a aulas dinâmicas e participe delas. Aulas relacionadas a experiências também colaboram com a aprendizagem. Estude anotando e explicando conceitos. Falar e desenhar podem ajudar muito.

Elane Costa Yano